Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2001 - 21h07

Governo alemão garante segurança de soldados nos Bálcãs

Publicidade

da Deutsche Welle

O ministro da Defesa da Alemanha, Rudolf Scharping, declarou que o governo não irá neglicenciar a segurança de seus soldados estacionados nos Bálcãs.

Desde que foi deflagrado o combate entre guerrilheiros albaneses e a polícia da Macedônia, a maioria dos cerca de mil soldados alemães estacionados em Tetovo foram transferidos para outra caserna localizada em Erebino, a poucos quilômetros de distância do posto anterior, por motivos de segurança.

A missão da tropa alemã é prestar apoio logístico aos cerca de 37 mil soldados da Kfor (força de paz para Kosovo). Com o agravamento da crise na Macedônia a região, até então relativamente tranquila, passou a ser considerada perigosa. Um soldado alemão sofreu ferimentos provocados por estilhaços.

Harald Kujat, do exército alemão, disse que a segurança de seus subordinados é prioridade. Isto explica a transferência de tanques de guerra do Kosovo para Tetovo. A intenção não é atacar nem interferir no conflito, mas evitar que os soldados lá estacionados corram qualquer risco, conforme esclareceu o ministro da Defesa da Alemanha, Rudolf Scharping.

"Nós retiramos soldados de Tetovo para um lugar seguro. Além disso transferimos equipamento pesado para Tetovo com o intuito de demostrar que somos capazes e vamos garantir a segurança dos soldados", disse o ministro.

Os soldados alemães mantêm uma atitude neutra porque a Kfor não tem nenhum mandato para uma missão militar na Macedônia. Desde 1998 tropas da Kfor estão estacionadas no território, usado como base logística para operações no Kosovo. Atualmente 2.700 soldados da Kfor encontram-se na região.

  • Leia mais sobre o conflito nos Bálcãs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página