Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2001 - 07h36

Polícia francesa prende especialista em logística do ETA

Publicidade

da Reuters, em Bayonne (França)

A polícia francesa prendeu um suposto especialista logístico do ETA e sua companheira hoje.

José Luis Michelena Berasarte e uma amiga foram presos às 6h30 (horário local) na cidade de Hendaye, que fica na fronteira entre a França e a Espanha. Eles foram levados à delegacia para serem interrogados.

Berasarte é suspeito de liderar uma rede de agentes que contrabandeiam armas e outros materiais através da fronteira com a Espanha, onde desde 22 de fevereiro cinco pessoas foram mortas em ataques ligados ao ETA. A polícia teme mais ataques antes das eleições regionais, que serão realizadas em maio.

No início deste mês, supostos membros do ETA roubaram 1,6 tonelada de explosivos de um depósito perto de Grenoble, no leste da França. A polícia acredita que parte do roubo pode ter sido utilizada na explosão do carro-bomba que matou um policial no norte da Espanha em 18 de março.

Um segundo carro-bomba foi detonado no mesmo dia na costa espanhola, danificando mais de 20 veículos estacionados na área.

O ETA, cuja sigla significa "Pátria Basca e Liberdade", em basco, é um dos últimos grupos separatistas bascos armados ainda em atividade na Europa. Ele já foi culpado por 800 mortes nos seus 33 anos de luta por um Estado independente da Espanha.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página