Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2001 - 11h59

Soldados alemães são retirados da Macedônia

Publicidade

da Deutsche Welle

Os soldados alemães na Macedônia, que prestam apoio logístico aos cerca de 37 mil soldados da KFOR, foram transferidos de Tetovo para o Kosovo. A nova estratégia adotada pelo Exército alemão visa garantir a segurança de seu contingente.

Segundo informações divulgadas hoje pelo Ministério alemão da Defesa, o país enviará um reforço de 170 soldados e uma bateria de blindados à região. A distribuição desse reforço no território em crise ficará a cargo do comandante do contingente alemão da tropa de paz da KFOR.

A pedido da Otan, a tropa de mil soldados alemães transferiu também seus equipamentos para Prizren, no Kosovo. Pára-quedistas do oeste da Alemanha estão em estado de alerta, pois podem ser chamados a qualquer momento para uma missão na região. Segundo um porta-voz do Ministério alemão, isso provavelmente acontecerá nos próximos dias.

Apesar do agravamento da situação na Macedônia, o ministro da Defesa, Rudolf Scharping, garantiu que não irá negligenciar a segurança de seus soldados nos Bálcãs.

Nas proximidades de Tetovo houve um novo confronto entre guerrilheiros albaneses e tropas do governo da Macedônia. Rebeldes teriam atirado na caserna de Tetovo, onde se encontram ainda 140 soldados alemães. Ninguém ficou ferido.

  • Leia mais sobre os conflitos nos Bálcãs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página