Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2001 - 19h17

Sérvia se recusa a prender ex-ditador Milosevic

Publicidade

da Reuters, em Belgrado

Mesmo com uma forte pressão dos Estados Unidos, o ex-presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic não será preso até o dia 31 de março e levado, assim, ao tribunal da ONU para crimes de guerra, anunciou hoje o primeiro-ministro da Sérvia, Zoran Djindjic.

Em entrevista após voltar de uma viagem de dois dias aos Estados Unidos, Zoran Djindjic disse que tentou convencer Washington de que a prisão de Milosevic causaria uma crise no governo federal iugoslavo.

O prazo até 31 de março foi fixado pelos EUA. Caso não seja cumprido, o país promete barrar o empréstimo de US$ 100 milhões e outros financiamentos internacionais para a Iugoslávia.

``Apesar da preocupação com a cooperação com Haia, é impossível (prender Milosevic) até 31 de março sem um acordo em nível federal, apesar das consequências que a atitude terá'', disse Djindjic.

Milosevic é acusado por atrocidades cometidas contra albaneses étnicos da província de Kosovo.

``Nossa prioridade é preservar pelo menos alguma estabilidade política. O risco de colapso do governo caso o assunto chegue à agenda é muito grande'', completou Djindjic.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página