Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2001 - 17h04

UE preocupada com renúncia de Bush ao protocolo de Kioto

Publicidade

da France Presse
em Estocolmo (Suécia)

Os chefes de Estado e de Governo da União Européia (UE) manifestaram neste sábado, em Estocolmo, sua "profunda preocupação com o fato do governo norte-americano estar questionando o Protocolo de Kioto" sobre mudanças climáticas.

Na véspera, os Quinze enviaram uma carta ao presidente George W. Bush manifestando sua preocupação com a decisão adotada pelo governo norte-americano de não impor sanções para obrigar as reduções das emissões de dióxido de carbono nos Estados Unidos.

Os Quinze reafirmaram após a reunião de Estocolmo seu "forte compromisso com o protocolo de Kioto, base para (...) a ação internacional para reduzir as emissões" que provocam o efeito estufa na Terra.

Además "reconhecem as mudanças climáticas como una amenaça mundial para o futuro do bem-estar e o processo econômico".

A UE pede "a todos os seus sócios um compromisso construtivo em favor de um acordo sobre as modalidades previstas no Protocolo de Kioto, visando facilitar um resultado satisfatório" para a reunião de 16 a 27 de julho, em Bonn, que "criará as condições para a ratificação e a entrada em vigor do Protocolo de Kioto em 2002".

O protocolo de Kioto estipula uma redução de 5,2% nas emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa nos países desenvolvidos no período 2008-2012 em relação ao ano de 1990.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página