Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2001 - 07h34

Ministro da Macedônia pede à Otan que "mostre a cara''

Publicidade

da Reuters, em Viena

O ministro das Relações Exteriores da Macedônia, Srgan Kerim, intimou a Otan (aliança militar ocidental) a "mostrar a cara" às guerrilhas albanesas e impedir que elas entrem em seu país via Kosovo.

"A Otan precisa cumprir suas obrigações em Kosovo e guardar a fronteira com a Macedônia'', disse o ministro ao jornal austríaco "Die Presse". "Grupos armados não deveriam perambular pelo país."

Forças macedônias lançaram ontem pesados ataques contra posições guerrilheiras e afirmaram ter esperança de pôr fim ao levante albanês em breve.

Kerim disse ainda que os confrontos têm sido liderados pelo Exército de Libertação de Kosovo, baseado na província iugoslava que hoje vive sob administração internacional.

"Kosovo não deve se tornar base para negociadores de armas e drogas e terroristas", afirmou o ministro. "Essa não era a razão da intervenção da Otan."

Kerim afirmou ser favorável a um censo para determinar com precisão a população étnica na Macedônia. Os albaneses dizem ser em maior número do que as estatísticas oficiais que apontam uma representação de 23% da população macedônia.

  • Leia mais sobre os conflitos nos Bálcãs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página