Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2001 - 08h03

Reino Unido critica decisão dos EUA sobre meio ambiente

Publicidade

da France Presse, em Londres

A decisão dos EUA de buscar uma alternativa ao Protocolo de Kyoto sobre o aquecimento climático é "muito grave", e estabelece "um problema de política externa bilateral", declarou à "BBC" o ministro britânico do Meio Ambiente, Michael Meacher.

"A Terra terá que enfrentar condições meteorológicas extremas se nada for feito para reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa, pelos carros e pela indústria", disse o ministro. "É inconcebível que os EUA não respeitem o tratado quando é justamente um dos que mais contribui para a contaminação."

O porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, afirmou ontem que os EUA vão "elaborar com seus parceiros um plano que implique tanto os países em desenvolvimento como aos desenvolvidos".

O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 pela comunidade internacional sob patrocínio da ONU, impõe a 38 países desenvolvidos que no ano de 2010 tenham reduzido a emissão de gás carbônico e outros gases que causam o efeito estufa a uma quantidade média de 5,2% a menos em comparação à emissão de 1990.

O protocolo não foi ratificado por nenhum dos grandes países.

As últimas negociações, ocorridas em novembro na cidade de Haia, expuseram suas divergências sobre a forma de aplicar o protocolo.

Os EUA e seus aliados, Canadá incluído, querem estabelecer uma ampla troca de cotas de emissão de gases entre grandes e pequenos contaminadores.

Já os europeus querem redobrar os esforços para reduzir a emissão desses gases.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página