Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2001 - 21h09

Milosevic deve ser julgado no tribunal de Haia

Publicidade

da France Presse, em Haia

A promotora-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, Carla del Ponte, pediu neste sábado (horário local) que o ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic seja julgado em Haia (Holanda) e solicitou às autoridades iugoslavas que se comprometam já, com clareza e sem ambiguidade, em entregá-lo ao TPI o quanto antes.

O ex-presidente iugoslavo é acusado pelo TPI de crimes contra a humanidade e de crimenes de guerra no Kosovo.

Apesar de Carla del Ponte não se opor a um procedimento judicial em Belgrado, considera que Milosevic deve ser processado em primeiro lugar pela Justiça internacional. Lembrou da supremacia do direito internacional e da jurisdição do TPI sobre o direito nacional e a justiça nacional iugoslava.

Os EUA exigiram das autoridades iugoslavas sinais concretos de cooperação com o TPI, entre eles a detenção de Milosevic antes do dia 31 de março, sob a ameaça de suspender sua ajuda a Belgrado.

A promotora-geral, segundo destacou seu porta-voz Florence Hartmann, destacou que "tudo está pronto para iniciar o processo de Milosevic em Haia o mais cedo possível".

Se os iugoslavos quiserem julgá-lo em Belgrado por corrupção o processo deve ser organizado antes do Tribunal Internacional, insistiu a promotora.

  • Leia mais sobre o conflito nos Bálcãs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página