Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2001 - 10h21

Milosevic desafia a polícia sérvia

Publicidade

da France Presse

O ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic recusou-se a se entregar à polícia sérvia que tentou detê-lo nessa madrugada. Milosevic refugiou-se em sua residência no bairro de Dedinje, em Belgrado, e permanece cercado por tropas de elite da polícia.

Depois de uma noite de grande confusão sobre o futuro de Milosevic, o ministro sérvio do Interior, Dusan Mihajlovic, primeiro-ministro sérvio anunciou que tentaram prendê-lo, mas oficiais do exército "obstruíram sistematicamente" a operação.

Mihajlovic afirmou que o exército 'não quis deixar a polícia entrar'' na residência de Milosevic durante a operação realizada nessa madruga para prendê-lo. "O exército cumpriu as ordens de pessoas não autorizadas a serviço de Milosevic", que estão aquarteladas na residência do ex-presidente iugoslavo.

Segundo Mihajlovic, Milosevic está sob prisão domiciliar até que seja apresentado perante as autoridades judiciais por abuso de poder e infração do código penal. O governo sérvio nega, no entanto, Milosevic será preso com objetivo de extraditá-lo para que seja julgado no Tribunal Internacional de Haia por crimes de guerra.

A casa ocupada atualmente por Milosevic é a residência oficial do chefe de Estado iugoslavo e o novo presidente Vojislav Kostunica autorizou Milosevic a continuar ocupando-a apesar de ter saído do poder.

Esta manhã forças de elite da polícia afastaram todos os civis, entre manifestantes e jornalistas, a mais de 500 metros da entrada da residência de Milosevic e mantêm o cerco ao ex-presidente.

  • Leia mais sobre o conflito nos Bálcãs

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página