Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2001 - 14h33

Alejandro Toledo é favorito em eleições peruanas

Publicidade

da Reuters, em Lima

Faltando apenas uma semana para as eleições gerais no Peru, o candidato Alejandro Toledo lidera as pesquisas de intenção de voto, mas não tem a maioria necessária para definir a eleição no primeiro turno.

Segundo pesquisas divulgadas ontem, o economista Toledo lidera as preferências dos eleitores, com 38%, enquanto sua rival mais próxima, a advogada Lourdes Flores, tem 28%.

Depois deles, com 22%, vem o ex-presidente Alan Garcia, que passou quase nove anos exilado na Colômbia.

Os resultados obtidos pelos cinco institutos de pesquisa _os últimos que podem ser difundidos no Peru, segundo a lei_ indicam que a eleição presidencial será definida no segundo turno, que terá lugar em maio ou junho, já que nenhum dos candidatos deve obter 50% dos votos necessários.

Participam das eleições de 8 de abril, as segundas em menos de um ano (devido à cassação do ex-presidente Alberto Fujimori), oito candidatos presidenciais, dos quais, segundo as pesquisas, cinco não têm chances de ganhar.

Alexandre Toledo se mantém no primeiro lugar das pesquisas, apesar de ter sido alvo de várias denúncias nas últimas semanas de campanha, incluindo acusações de uso de drogas e do caso de uma suposta filha que teria nascido de uma relação extraconjugal, fato negado pelo candidato.

Na reta final de sua campanha, Toledo recebeu o apoio do romancista Mario Vargas Llosa num comício na cidade de Arequipa, no sul do Peru.

Opositor do governo anterior, Vargas Llosa foi candidato à presidência em 1990, quando perdeu no segundo turno contra o então desconhecido Alberto Fujimori.

Leia mais sobre as eleições no Peru
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página