Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2001 - 13h19

Famílias de vítimas de Oklahoma vão assistir execução de McVeigh

Publicidade

da France Presse, em Washington

Centenas de sobreviventes e de membros de famílias das vítimas do atentado de Oklahoma poderão assistir, em um circuito fechado de TV, a execução do terrorista Timothy McVeigh, prevista para 16 de maio.

A decisão foi anunciada hoje pelo secretário americano da Justiça, John Aschcroft.

A transmissão, um fato inédito na história moderna da pena de morte nos Estados Unidos, se realizará através de uma "conexão de alta segurança" do FBI, em uma sala especialmente preparada em Oklahoma, para que não possa ser interceptada.

"Foi o maior atentado cometido nos Estados Unidos", lembrou Aschcroft.

Além disso, o secretário anunciou que McVeigh poderá dar entrevistas telefônicas a jornais, rádios e TVs antes de ser executado, mas que as entrevistas se limitarão a 15 minutos por dia.

Timothy McVeigh, 32, foi condenado à morte em agosto de 1997 pelo atentado com um carro-bomba que destruiu um edifício federal na cidade de Oklahoma. A explosão matou 168 pessoas, entre elas 19 crianças que estavam numa creche.

McVeigh, que renunciou à apelação da pena, será executdo com uma injeção letal no dia 16 de maio, na penitenciária federal de Terre Haute, em Indiana.

Será a primeira execução federal desde 1963. As execuções, em geral, são decididas e efetuadas em âmbito estadual.

Com a decisão do secretário, cerca de 250 pessoas feridas ou que perderam familiares no atentado poderão assistir à primeira execução federal em mais de 37 anos nos EUA.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página