Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2000 - 11h08

Iraque e ONU renovam acordo de petróleo por comida

Publicidade

da Reuters
em Bagdá (Iraque)

O Iraque aceitou estender em seis meses o acordo de petróleo por alimentos que mantém com as Nações Unidas, informou um alto representante iraquiano em observações à imprensa publicadas nesta terça-feira (20).

"A extensão de uma fase a outra é um procedimento rotineiro aceito pelo Iraque e a ONU (Organização das Nações Unidas", disse ao semanário "al-Rafidain" o ministro iraquiano das Relações Exteriores, Mohammed Saeed al-Sahaf.

O acordo, pelo qual o Iraque é autorizado a vender quantidades irrestritas de petróleo para comprar suprimentos humanitários, possibilita ao governo iraquiano aliviar os efeitos das sanções impostas ao país em função de sua invasão do Kuwait, em 1990.

No início do mês, um funcionário iraquiano do Ministério do Petróleo disse que, sob a recém-aprovada oitava fase do acordo, Bagdá vai manter suas exportações de petróleo em 2,4 a 2,5 milhões de barris por dia (bpd) durante o restante de junho.

A extensão do plano foi condicionada à concordância iraquiana em continuar com as vendas de petróleo, que geram receitas que são encaminhadas a uma conta da ONU, para pagar pelos produtos humanitários enviados ao país.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página