Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2001 - 12h00

Papa e arcebispo ortodoxo da Grécia farão declaração conjunta

Publicidade

da France Presse, em Atenas

Uma declaração conjunta do papa João Paulo 2° e do arcebispo ortodoxo de Atenas, Cristódulos, sobre a situação da Europa e o papel dos cristãos, será lida no dia 4 de maio diante da Acrópole, informou hoje o porta-voz do arcebispo ortodoxo, Harrys Konidaris.

"Trata-se de um texto que colocará em evidência a situação das igrejas cristãs dentro da Europa e da UE (União Européia), a contribuição dos cristãos ao processo europeu e o temor de uma descristianização da Europa", explicou Konidaris.

O papa, que realizará a primeira visita de um pontífice moderno à Grécia, e o monsenhor Cristódulos devem se dirigir juntos em 4 de maio até a colina que fica diante da Acrópole, onde, segundo a tradição, o apóstolo Paulo falou no ano 50 aos atenienses. "Nesse local será lida essa declaração conjunta em inglês e grego", disse Konidaris.

O monsenhor Cristódulos é o presidente do Santo Sínodo, instância suprema da Igreja Ortodoxa da Grécia.

A agenda definitiva de João Paulo 2° prevê outras duas reuniões de "cortesia" com o prelado ortodoxo, no dia 4 de maio, primeiro na sede do arcebispado ortodoxo e, depois, na nunciatura de Atenas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página