Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2001 - 01h19

Presidente de Montenegro anuncia vitória da coalizão separatista

Publicidade

da France Presse, na Iugoslávia

O presidente de Montenegro, Milo Djukanovic, afirmou nesta segunda-feira que a coalizão separatista venceu as eleições legislativas realizadas no domingo, prometendo realizar o referendo sobre a independência.

Montenegro forma com a Sérvia a República Federal da Iugoslávia (RFI) e a vitória dos separatistas deve acabar com esta união, estabelecidada em abril de 1992.

O anúncio ocorre após a divulgação de um boletim da comissão eleitoral que dá 43,39% dos votos para a coalizão "Vitória de Montenegro", liderada por Djukanovic, contra 39,66% para a aliança "Juntos pela Iugoslávia". O boletim foi divulgado após a apuração de 58% das urnas.

A Aliança Liberal de Montenegro, também partidária da independência, obtinha 8,9% dos votos.

"Em nome de meus amigos e colegas, quero informá-los que vencemos as eleições", declarou Djukanovic às 04H30 (23H30 Brasília) desta segunda-feira, diante da sede do Partido Democrático dos Socialistas (PDS), em Podgorica.

"O mais importante é dizer que a opção política de um Montenegro soberano venceu".

"Estamos conscientes de que ainda temos que realizar muitos esforços para reunir as forças políticas visando um Montenegro independente e europeu".

Djukanovic assegurou que a coalizão "Vitória de Montenegro" se aliará a outros movimentos separatistas, como a Aliança Liberal e os partidos albaneses.

O presidente também assinalou que os separatistas controlarão o Parlamento com "44 cadeiras, contra 37" para a coalizão "Juntos pela Iugoslávia".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página