Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2001 - 10h11

Saiba mais sobre os partidos que concorrem nas eleições bascas

Publicidade

da France Presse, em Vitoria (Espanha)

Cinco grandes partidos concorrem às eleições antecipadas no País Basco espanhol, com as quais se renovarão as 75 cadeiras do Parlamento regional no próximo dia 13 de maio.

As legendas são:

-Partido Nacionalista Basco (PNB) e Eusko Alkartasuna (EA).
Estes partidos nacionalistas moderados que mantêm o poder na região desde 1980 se apresentam como coalizão. A lista PNB-EA é a favorita nas pesquisas, mas só obteria uma maioria relativa, obrigando-a a buscar um aliado. A coalizão é liderada pelo atual presidente regional Juan José Ibarretxe (PNB), candidato à reeleição.

-Partido Popular (PP).
O partido de centro-direita no poder na Espanha deve ter um significativo avanço no País Basco, segundo as pesquisas.

-Partido Socialista (PSE).
A legenda é encabeçada por Nicolás Redondo Terreros. Também deve experimentar um leve progresso em número de votos e ficar com a posição de aliado necessário à formação de um governo majoritário no País Basco.

-Euskal Herritarrok (EH).
Coalizão independentista radical ligada à organização armada ETA.
Apresenta duas chapas, uma sob seu nome e outra chamada "Askatasuna" ("Liberdade"), com o objetivo de evitar uma eventual ilegalização de EH antes das eleições. EH, que conta atualmente com 14 deputados que se negam a comparecer ao Parlamento regional, deve ser o único partido a perder votos, devido ao repúdio crescente da população à violência da ETA.

-Izquierda Unida (IU).
Coalizão de maioria comunista, não deve ter nenhuma mudança sensível e manter suas duas cadeiras conseguidas em 1998.

Os 75 deputados do Parlamento basco são eleitos de forma proporcional nas três circunscrições, a cada uma das quais são atribuídas 25 vagas. Assim, cada partido político apresenta três chapas com 25 nomes, em razão de uma lista para cada uma das três províncias bascas: Bizcaya, Guipúzcoa e Alava.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página