Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2001 - 22h45

Governo e produtores de coca assinam acordo de paz na Bolívia

Publicidade

da France Presse, em La Paz

O governo e os produtores de coca de Chapare e outros setores em conflito assinaram um acordo, hoje à noite, que pôs fim a mais de três semanas de uma crise social intensa que sacudiu a Bolívia.

Com a garantia do Congresso, o governo de Hugo Banzer se comprometeu a recolher "imediatamente" as tropas da força pública que estavam na principal estrada da Bolívia.

Por sua vez, os produtores de coca, liderados pelo deputado Evo Morales, se comprometeram a suspender também seu protesto, o bloqueio de estradas que mantiveram durante uma semana.

Em nome do Executivo, o ministro de Governo (Interior), Guillermo Fortún, pediu o cumprimento dos termos do acordo assinado na sede do Parlamento.

Morales, por sua vez, destacou a vontade oficial, prescrita no documento, de analisar, com possibilidades de emenda, as leis do novo projeto estatal implantado em 1985.

Após a assinatura do documento (que atende majoritariamente às exigências dos aposentados, camponeses e professores, que serão tratadas em separado por comissões legislativas), a paz retornou ao país.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página