Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2001 - 18h13

Católicos dizem que o papa beijará o solo grego

Publicidade

da AP, em Atenas

O papa João Paulo 2° beijará o solo ao desembarcar na Grécia amanhã em peregrinação bíblica, disseram hoje dignitários da Igreja católica do país depois que essa tradição do pontífice foi ameaçada pela oposição de alguns ortodoxos gregos.

Mas, outras dificuldades persistiam às vésperas da chegada do papa. Os negociadores continuavam discutindo uma proposta de texto conjunto do pontífice e do líder da Igreja ortodoxa grega, cujo setor mais intransigente se manifestou contra a visita.

Os temores de que se intensifiquem as manifestações contra o papa fizeram com que os dignitários católicos na Grécia sugerissem que o pontífice quebrasse a tradição que iniciou há 22 anos e não beijasse o solo grego.

Esse gesto, que João Paulo 2° repete cada vez que visita um país pela primeira vez, poderia ser considerado por alguns religiosos gregos indício de primazia do Vaticano sobre uma Grécia de maioria ortodoxa.

"Foram feitas propostas para que não houvesse mal-entendidos na Igreja ortodoxa", disse o religioso Petros Roussos, representante da pequena comunidade católica grega.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página