Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2001 - 21h18

Agências americanas negam participação em espionagem na Europa

Publicidade

da France Presse, em Washington

Duas agências de inteligência norte-americanas, a CIA e a NSA, negaram hoje qualquer participação em espionagem industrial na Europa, no momento em que parlamentares europeus investigam o assunto em Washington.

Uma missão européia "contactou a CIA (Agência Central de Inteligência), mas não marcou qualquer reunião" para tratar do assunto, disse Mark Mansfield, porta-voz da CIA.

"A NSA (Agência Nacional de Segurança) também negou educadamente o pedido da União Européia" para tratar da questão, disse um funcionário do órgão.

Os europeus suspeitam que o sistema de espionagem eletrônica Echelon, operado pela NSA com a colaboração do Reino Unido e outros países de lingua inglesa, está sendo utilizado para espionagem industrial em favor de empresas norte-americanas.

Uma delegação européia batizada de "comitê temporário sobre o sistema Echelon", que está em Washington, anunciou ontem que antecipará a sua partida diante da impossibilidade de reunir-se com os responsáveis das duas agências e os representantes dos departamentos de Comércio e Estado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página