Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2001 - 08h49

Rússia planeja resgatar restos do submarino Kursk em junho

Publicidade

da Folha Online

Uma operação para resgatar do fundo do mar Ártico os restos do submarino nuclear russo Kursk vai começar no dia 20 de junho e deve ser concluída no fim de setembro, disse hoje uma autoridade russa, segundo a agência de notícias "Interfax".

Segundo a agência de notícias russa, o vice-premiê Ilya Klebanov disse que o resgate do submarino, que afundou no mar de Barents em agosto passado, matando os 118 tripulantes, demoraria três meses.

Klebanov disse que a decisão de empreender a operação de resgate foi tomada no sábado (12), durante uma reunião com o grupo que investiga a origem das explosões que causaram o afundamento do Kursk.

A Rússia havia prometido aos familiares dos marinheiros mortos que resgataria o submarino, que está a mais de cem metros de profundidade no norte do porto de Murmansk.

Doze corpos foram resgatados algumas semanas após a tragédia, mas as condições dentro da embarcação eram perigosas demais para que a equipe de resgate retirasse o restante dos tripulantes. As informações são das agências internacionais.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página