Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2001 - 13h57

Macedônia anuncia que vai cumprir exigências dos rebeldes

Publicidade

da AP, em Skopje (Macedônia)

Em uma importante mudança política, o primeiro-ministro da Macedônia, Lhubco Georgievski, anunciou hoje que o governo vai aceitar algumas
exigências dos rebeldes albaneses. Ele afirmou que a Macedônia poderia alterar a constituição para melhorar a situação das etnias albanesas, que formam uma terça parte da população mas se queixam da falta de direitos.

"Temos uma obrigação junto à comunidade internacional para criar uma Macedônia que aceite os albaneses. Essa é a única solução. Trata-se de uma agenda para a paz", disse Lhubco.

Os comentários do primeiro-ministro representam uma grande mudança na posição do governo, desde que os rebeldes albaneses pegaram nas armas para exigir mais direitos. Apesar disso, Georgieski disse que o Exército macedônio vai derrotar os guerrilheiros.

Não houve uma reação imediata dos rebeldes à declaração. Um político albanês insinuou que a oferta do primeiro-ministro é apenas um resultado da pressão internacional e pode agravar a situação. Os Estados Unidos e seus aliados têm apoiado o governo macedônio na luta contra os rebeldes, mas também se mostram preocupados em atender às reivindicações das etnias albanesas. Os combates já deixaram mais de 20 mortos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página