Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/06/2001 - 02h44

Quatro reféns filipinos fogem do grupo Abu Sayyaf

Publicidade

da France Presse, em Zamboanga

Quatro dos 20 reféns sequestrados no domingo passado pelo grupo muçulmano Abu Sayyaf conseguiram escapar, confirmaram autoridades filipinas.

Vários outros sequestrados no balneário de Palawan, incluindo três americanos, foram levados para o hospital na cidade de Lamitan (ilha de Basilan) ocupado pelo Abu Sayyaf. Calcula-se que os rebeldes tenham feito outras 200 pessoas como reféns no hospital.

O governador da ilha de Basilan, Wahab Akbar, disse que três dos reféns do balneário (Riza Santos, Reghis Romero e o menino Raul Recio, de 8 anos) fugiram do hospital durante o confronto militar com os rebeldes.

Akbar disse que os três ex-reféns estão bem, e que o menino encontra-se um pouco abatido. Eles se encontram num quartel militar em Lamitan, aguardando um helicóptero que os tire de lá.

Eldren Morales, outro dos 17 filipinos (além dos 3 americanos) sequestrados no último domingo, também escapou na noite de sexta-feira, embora tenha sido ferido com facadas na orelha e pescoço. Ele foi levado de barco para um hospital próximo à cidade de Zamboanga, sul do país.

Os moradores da cidade disseram ter visto os guerrilheiros do Abu Sayyaf mantendo os três americanos dentro do hospital. Eles informaram que os três (um casal mais outro americano), estavam acuados num canto.

Negociadores do governo que tiveram autorização para entrar no hospital disseram não poder informar quantos reféns os rebeldes mantinham no local, pois não tiveram acesso a todas as salas do hospital.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página