Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2000 - 21h01

Mulheres pedem direito a voto no Kuait

Publicidade

da Reuters
no Kuait

O tribunal constitucional do Kuait marcou para a próxima semana uma série de audiências envolvendo mulheres que exigem direitos políticos no Estado muçulmano do golfo Pérsico, segundo jornais locais.

Nos dias 26 e 27 de junho, o tribunal vai ouvir várias ativistas que entraram com processos separados contra a lei eleitoral do país, que proíbe a participação feminina.

No mês passado, uma corte de menor instância aceitou uma das queixas e enviou-a para o tribunal constitucional. Outros casos também foram aceitos e enviados para o julgamento da constitucionalidade da lei eleitoral do Kuait.

Em novembro de 1999, o parlamento eleito do país rejeitou, por poucos votos de diferença, a lei que daria às mulheres o direito de votar e concorrer às eleições de 2003.

A proposta revolucionária era apoiada pelo governante do país, o emir sheique Jaber al-Ahmad al-Sabah, e seu governo. Mas houve oposição de setores do Parlamento.

As mulheres do Kuait são vistas como as mais emancipadas na região do golfo Pérsico. Elas lideram missões diplomáticas, administram empresas e atual no estratégico setor petrolífero do país.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página