Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2001 - 08h58

Vândalos encapuzados atacam povoado no País Basco

Publicidade

da France Presse, em Bilbao (Espanha)

A região basca de Bergara, na Província de Guipuzcoa, próxima a San Sebastián (norte), foi atacada na noite de ontem para hoje por um "comando" formado por cerca de 50 encapuzados, que causaram grandes prejuízos, disse o porta-voz da Ertzaintza (polícia autônoma basca).

Este grupo "perfeitamente organizado", segundo a mesma fonte em Bilbao, ergueu barricadas nas ruas e jogou coquetéis molotov contra várias lojas, agências bancárias e postos dos correios. Cinco carros foram incendiados.

Quando as forças antidistúrbios chegaram, uma parte dos assaltantes se encarregou de mantê-las à distância, enqanto outra continuava atacando a cidade. Não houve nenhuma prisão e ninguém ficou ferido.

Tudo começou à 1h (20h de Brasília), algumas horas depois da cerimônia preparada pelos separatistas radicais para receber um militante da organização basca ETA (Pátria Basca e Liberdade), que acaba de sair da prisão.

Os atos de violência urbana são frequentes no País Basco espanhol e são geralmente atribuídos a grupos de jovens separatistas simpatizantes do ETA. Em todo caso, "operações comando" desta dimensão são raras.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página