Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2001 - 22h30

Deputados russos, bielo-russos e ucranianos querem libertar Milosevic

Publicidade

da France presse, em Grodno (Bielo-Rússia)

Cerca de 60 deputados russos, bielo-russos e ucranianos pediram hoje em Grodno a liberação do ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, preso em Belgrado desde abril.

Numa declaração conjunta, os parlamentares exigiram que os presidentes dos três países exerçam sua influência no âmbito internacional para defender os direitos cívicos de Slobodan Milosevic.

Derrubado do poder pela oposição em outubro de 2000, Milosevic é acusado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de crimes contra a humanidade e crimes de guerra durante o conflito de Kosovo, em 1999.

Os parlamentares, membros de partidos comunistas ou aliados dos comunistas em seus respectivos países, criaram hoje uma união interestatal dos deputados, que já tem 300 membros e milita pela inclusão da Ucrânia na União Rússia-Bielo-Rússia, instituída em 1996, e pela criação de um Estado eslavo, que inclua estas três ex-repúblicas soviéticas.

A união da Rússia com a Bielo-Rússia foi anunciada em 1996 e reforçada oficialmente com vários tratados em 1998 e 1999, mas ainda não saiu do papel.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página