Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2001 - 11h23

Annan pede a israelenses e libaneses moderação no sul do Líbano

Publicidade

da France Presse, em Beirute (Líbano)

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, pediu hoje a israelenses e libaneses que mantenham a calma no sul do Líbano, no momento em que um frágil cessar-fogo vigora na região e nos territórios palestinos.

"Não necessitamos abrir uma nova frente", declarou Annan aos jornalistas, depois de uma reunião com o presidente libanês, Emile Lahud, no palácio de Baabda. "Peço a cada um que respeite a 'linha azul' e mantenha a situação em calma", afirmou, referindo-se também aos ataques do movimento xiita libanês do Hizbollah, e às represálias israelenses.

Annan transmitiu a mesma mensagem ao presidente sírio, Bachar al Assad, em Damasco (capital do país). A Síria influi notavelmente no Líbano, onde, além disso, mantém cerca de 30 mil soldados.

A linha azul marca a separação entre Israel e Líbano, e foi traçada pela ONU depois da retirada das tropas israelenses do sul do Líbano, em maio de 2000, depois de 22 anos de ocupação.

A visita de 24 horas de Annan a Beirute tem por objetivo garantir que o Líbano manterá a estabilidade no sul, em uma região controlada de fato pelo Hizbollah.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página