Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2001 - 18h41

ONU pede participação de sérvios em eleições

Publicidade

da France Presse, em Pristina (Kosovo)

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) pediu hoje que os sérvios de Kosovo participem das eleições legislativas do próximo dia 17 de novembro, durante uma visita a Pristina (capital de Kosovo).

Kosovo passa gozar até o fim deste ano de "ampla autonomia", superior à combinada por Tito em 1974, com um governo provisório e um presidente eleito pelo Parlamento, segundo o diretor da Minuk, Hans Haekkerup. Kosovo é atualmente uma província sérvia de maioria albanesa e é administrada pela ONU desde junho de 1999.

Os sérvios vêem nisso uma violação dos compromissos da ONU e consideram que a Minuk acabou com as bases de um Estado independente. Eles ameaçam boicotar a votação, como fizeram no mês de outubro com as eleições municipais.

Os 15 membros do Conselho de Segurança, em visita de dois dias a Kosovo, chegaram a Pristina à tarde e se reuniram com Hans Haekkerup e os chefes de missões da Osce (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa), da União Européia e o chefe da polícia da Minuk.

A delegação vai se reunir amanhã com os representantes políticos kosovares - sérvios e albaneses - em Mitrovica (norte de Kosovo) e Pristina.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página