Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2001 - 17h52

Exército de Israel liberta José Bové na Cisjordânia

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

O Exército israelense libertou no fim da tarde de hoje o chefe sindicalista rural e ativista francês contra a globalização, José Bové, que participava de uma manifestação de protesto pela colonização judaica na Cisjordânia.

AP

Soldado israelense prende Bové na Cisjordânia
"Os três franceses, entre eles José Bové, um americano e quatro israelenses tinham sido presos juntos e foram libertados", disse o porta-voz da polícia encarregado da Cisjordânia.

"Tomamos a decisão apesar deles terem se recusado a assinar um documento em que se comprometeriam a não voltar a entrar num setor declarado zona militar fechada por Israel", acrescentou o porta-voz.

Segundo ele, oito pessoas podem ser processadas por causa desse incidente.

Em Paris, a associação francesa "Droits devant!" confirmou a informação da prisão de Bové num comunicado. O sindicalista agrícola participou, junto com palestinos e pacifistas israelenses, de uma manifestação contra a ocupação por colonos judeus que chegaram em trailers, numa área da localidade de Al Jader, ao Sul de Belém.

José Bové visitou por quatro dias a Cisjordânia e a faixa de Gaza com uma delegação de onze pessoas. Eles desembarcaram na região segunda-feira passada, e vieram representando movimentos sociais e sindicatos, entre eles a Confederação Paisana de Bové e associações de defesa dos direitos humanos.

  • Leia mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página