Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2001 - 07h21

Carro-bomba explode no País Basco, mas não deixa feridos

Publicidade

da France Presse, em San Sebastián

Um carro-bomba explodiu na manhã de hoje, às 8h15 locais (3h15 de Brasília) em San Sebastián (Espanha) sem deixar vítimas, afirmou a polícia local do País Basco.

A explosão aconteceu depois de um telefonema anônimo que alertou os serviços médicos de emergência sobre o atentado.

A polícia espanhola recebeu um telefonema anônimo avisando sobre a bomba. Embora nenhum grupo tenha assumido o atentado, o governo atribuiu o incidente à organização extremista ETA (Pátria Basca e Liberdade).

A polícia conseguiu cercar e evacuar a zona antes que explodisse o veículo, um Renault Clio roubado e com placas falsas.

O carro estava estacionado junto às dependências do grupo bancário Banco Guipuzcoano, no bairro de Igara, uma zona a oeste da capital da província basca de Guipúzcoa, ocupada fundamentalmente por empresas.

A polícia, que procedeu a uma revista da zona por temor que houvesse outro carro-bomba, disse que os danos foram "importantes".

O ETA reivindicou os assassinatos de oito pessoas desde o começo do ano e fez explodir seis carros-bombas sem objetivos precisos. Em 10 de junho passado, outro carro-bomba explodiu pela manhã no centro de Logroño (norte da Espanha), provocando inúmeros danos materiais, mas sem deixar vítimas. A explosão foi precedida por um telefone aos serviços de socorro de um indivíduo que reivindicou o atentado em nome do ETA.

Os autores do atentado de Logroño, o comando 'Soxua', que foi desmantelado posteriormente, preparava uma campanha de atentados na Espanha, segundo afirmou o vice-presidente do governo e ministro do Interior, Mariano Rajoy.


  • Leia mais no especial do ETA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página