Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2001 - 01h28

Senador democrata apresenta projeto contra "diamantes de sangue"

Publicidade

da France Presse, em Washington

O senador democrata Dick Durbin apresentou ontem, com o apoio de representantes do mercado de diamante e organizações de direitos humanos, um projeto de lei que visa a acabar com o comércio dos "diamantes de sangue", cuja venda alimenta diversos conflitos no mundo.

O projeto (que reflete as preocupações tanto dos empresários do setor como das organizações não governamentais) proíbe a importação aos EUA desses diamantes e impõe punições severas aos que comercializarem o produto.

Os EUA importam 65% dos diamantes do mundo, que provêm tanto da produção legal de países como Botswana e África do Sul como das regiões controladas por grupos rebeldes em Serra Leoa, Angola, Libéria e a República Democrática do Congo.

A comercialização dos "diamantes de sangue" visa a financiar as atividades dos movimentos armados. Em outros casos, as pedras preciosas são obtidas sob coerção ou ameaça militar.

"O símbolo de amor e felicidade da América não deveria ser pago com o sangue dos africanos", disse o senador Durbin ao apresentar o projeto.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página