Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2001 - 15h13

Tropas macedônia lutam para reconquistar vila e expulsar rebeldes

Publicidade

da France Presse, em Aracinovo (Macedônia)

Os combates continuavam na tarde de hoje em Aracinovo, vila próxima à capital Skopje onde as forças macedônias entraram ao meio-dia, enfrentando a resistência dos rebeldes do Exército de Libertação Nacional, dos albaneses da Macedônia (UCK).

O porta-voz do Exército, coronel Blagoja Markovski, afirmou esta tarde que as tropas macedônias haviam penetrado "até a metade" da cidade mas que o avanço era difícil. "Nosso avanço é muito difícil, encontramos uma grande resistência, há muitos homens armados no povoado, muitos bunkers", disse.

Da estrada que leva à capital, bloqueada pela polícia na saída da periferia de Skopje, eram ouvidos disparos de armas automáticas em Aracinovo. A parte sul dos bairros, a mais próxima da capital, estava coberta por fumaça e várias casas pegavam fogo.

Os bombardeios continuavam muito próximos, com disparos de tanques e da artilharia contra o povoado e as colinas mais distantes do norte. Esse ataque começou ontem, rompendo uma trégua de 10 dias entre as forças governamentais e a guerrilha e dificultando as negociações entre partidos macedônios e albaneses.

  • Leia mais sobre os conflitos nos Bálcãs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página