Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/06/2001 - 10h07

Hizbollah dispara contra aviões israelenses no Sul do Líbano

Publicidade

da France Presse, em Marjayun (Líbano)

A guerrilha xiita libanesa do Hizbollah disparou este domingo, pelo segundo dia consecutivo, contra aviões de combate israelenses que sobrevoavam o Sul do Líbano, sem conseguir atingi-los, anunciou a polícia.

Os aparelhos israelenses, em formação de dois, sobrevoaram em baixa altura a ex-zona ocupada por Israel no Sul do Líbano, assim como o maciço de Iqlim al-Tuffah, um reduto da formação integrista, mais ao norte.

A defesa antiaérea do Hezbollah abriu fogo contra os aviões israelenses, acrescentou.

Em 3 de junho passado, o exército libanês entrou em ação pela primeira vez desde a retirada israelense do Líbano Sul, em maio de 2000, disparando contra aviões israelenses que violavam o espaço aéreo.

A aviação israelense intensificou os vôos pela zona depois de um ataque, em 14 de maio, do Hezbollah nas granjas de Chebaá, um polêmico território arrebatado por Israel da Síria em 1967 e reivindicado pelo Líbano.

A ONU (Organização das Nações Unidas) classificou esses vôos de violação da "linha azul" traçada pela organização e que serve de fronteira, e insistiu que Israel dê fim aos incidentes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página