Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2001 - 10h51

Prisão de Milosevic em Haia terá ducha, TV e cafeteira

Publicidade

da France Presse, em Haia (Holanda)

A promotora do Tribunal Penal Internacional (TPI), de Haia, Carla del Ponte, afirmou que "Milosevic ficará melhor aqui do que na prisão de Belgrado", ao comentar recentemente a eventual extradição do ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic para o TPI.

O TPI, que julga os crimes cometidos na ex-Iugoslávia, dispõe de uma prisão moderna perto da cidade de Scheveningen (oeste da Holanda), onde as celas contam com todas as comodidades imagináveis. Ninguém nunca escapou desta prisão.

AP - 02.fev.2001


Slobodan Milosevic, ex-presidente da Iugoslávia
Como as outras 38 pessoas sob custódia do TPI, Milosevic disporá de uma cela com cama, ducha, cafeteira, mesa, estantes, armário, televisão e rádio, segundo Timothy McFadden, encarregado das instalações no centro penitenciário.

Desde que Milosevic foi detido em abril passado, em Belgrado, Carla del Ponte disse que "tudo está preparado" para sua possível transferência para Haia.

Com os outros 37 homens e uma mulher detidos em Scheveningen, Milosevic poderá utilizar o ginásio e a biblioteca. Também poderá fazer cursos de idiomas e de ofícios e, se sentir necessidade, poderá pedir "assistência espiritual".

"Está fora de questão de que vá desfrutar de privilégios especiais devido à sua posição de ex-chefe de Estado", disse Florence Hartmann, porta-voz de Carla del Ponte.

De todos os detidos, apenas um desfruta de uma cela um pouco maior: Biljana Plavsic, a ex-presidente sérvio-bósnia recebe um tratamento especial porque é a única mulher na prisão.

O ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic pode ser transferido na sexta-feira (29) para o TPI, disse hoje um dos seus advogados em Belgrado, Veselin Cerovic.
"Se o procedimento continuar neste ritmo, a transferência de Milosevic poderá acontecer a partir de sexta-feira", disse Cerovic.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página