Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2001 - 08h39

Slobodan Milosevic presta depoimento hoje e pode ser levado à Haia

Publicidade

da France Presse, Belgrado

A Corte Constitucional Federal da Iugoslávia vai decidir amanhã "as proposições e iniciativas relativas à constitucionalidade e à legalidade do decreto sobre a cooperação com o Tribunal Penal Internacional (TPI) no caso do ex-presidente do país Slobodan Milosevic, anunciou hoje a agência "Tanjug".

AP - 02.fev.2001

Slobodan Milosevic, ex-presidente da Iugoslávia
O decreto, adotado no dia 23 de junho pelo governo iugoslavo, abre caminho para o translado de Slobodan Milosevic a Haia, sede do tribunal. Na segunda-feira (25), os advogados do ex-presidente iugoslavo apresentaram um recurso de apelação à corte constitucional.

Eles pedem à corte que bloqueiem a aplicação do decreto até que se decida sobre a constitucionalidade do decreto. Milosevic deve prestar depoimento no tribunal regional de Belgrado hoje. Seus advogados dispõe ainda de três dias para apelar da decisão desta instância.

Se o último recurso for negado, o traslado de Milosevic poderá ser realizado imediatamente, segundo um dos seus advogados, Veselin Cerovic.

Em maio de 1999, Milosevic foi condenado por crimes de guerra pelo TPI. Atualmente, o ex-presidente iugoslavo se encontra na prisão central de Belgrado, esperando o julgamento por abuso de poder e mau uso dos recursos públicos.

  • Leia mais sobre a situação na Iugoslávia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página