Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2001 - 14h59

Destino de Milosevic será decidido amanhã

Publicidade

LIGIA BRASLAUSKAS
da Folha Online

A Justiça iugoslava decide amanhã se o ex-presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic será transferido para Haia (Holanda), para ser julgado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI). Milosevic foi condenado em 1999 por crimes de guerra cometidos contra a minoria albanesa da província de Kosovo pelo TPI e encontra-se preso em Belgrado (capital da Iugoslávia).

Segundo informações da Justiça iugoslava, a decisão sobre a extradição de Milosevic deve ser divulgada às 12h (13h de Brasília) de amanhã.

AP - 02.fev.2001

Slobodan Milosevic, ex-presidente da Iugoslávia
Hoje, o ex-presidente se recusou a dar declarações de defesa à Justiça. Por outro lado, seus advogados tentam adiar o processo de extradição exigindo que seja feita a substituição de dois juízes e um promotor que estão envolvidos no caso, por julgarem que eles atuam com "parcialidade". A petição será examinada "com urgência" amanhã pela Corte Suprema.

Apesar de Milosevic ter se negado a fornecer respostas à Justiça na audiência de hoje, seus advogados ainda terão três dias para recorrer da decisão da Corte Constitucional sobre a legalidade do decreto de envio do ex-presidente a Haia, o que pode fazer com que o processo dure cerca de mais três semanas. Mas, caso os recursos sejam julgados rapidamente e negados, o traslado de Milosevic poderá ser realizado imediatamente.

Hoje, cerca de 2.000 simpatizantes do ex-presidente voltaram a sair às ruas de Belgrado para pedir que Milosevic não seja transferido para Haia.

Veselin Cerovic, um dos advogados que representam Milosevic , disse hoje que caso a extradição fosse aprovada, a transferência do ex-presidente para Haia poderia ocorrer amanhã. Mas Vojislav Kostunica, presidente da Iugoslávia, descartou a possibilidade de a extradição ser feita de maneira tão rápida. As informações são das agências internacionais.

  • Leia mais sobre a situação na Iugoslávia

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página