Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2001 - 19h49

Milosevic já está em Haia para ser julgado

Publicidade

LIGIA BRASLAUSKAS
da Folha Online

O ex-presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic já está em Haia, na Holanda, onde será julgado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

Milosevic chegou a Haia às 22h15 (19h15 de Brasília) e ficará preso no centro penitenciário do TPI.

O ex-presidente é acusado de crimes contra a humanidade e de responsabilidade por massacres cometidos contra a minoria étnica albanesa da província de Kosovo.

Milosevic foi entregue às autoridades do TPI hoje pelo governo iugoslavo, depois de a Corte Constitucional iugoslava suspender a implementação do decreto do governo que abria caminho para a transferência do ex-presidente Slobodan ao TPI.
O presidente da Iugoslávia, Vojislav Kostunica, disse que não sabia da decisão da entrega de Milosevic às autoridades internacionais e que tomou conhecimento da notícia por meio de um site da internet.

Kostunica lamentou a forma como ocorreu a extradição de Milosevic. Ele considerou "irresponsável" a decisão de extraditar o ex-presidente contra a regra da Constituição do país, que proíbe a extradição de cidadão iugoslavos e sem a decisão final da Corte Constitucional.

Por outro lado, líderes de outros países comemoraram a extradição de Milosevic para o TPI. O presidente dos EUA, George W. Bush, disse que a transferência de Milosevic para Haia era um "enérgico sinal de que a Iugoslávia estava cooperando com o tribunal internacional. "Aplaudo a extradição do condenado criminal de guerra Slobodan Milosevic."

A ex-secretária de Estado dos EUA, Madeleine Albright: disse que a transferência de Milosevic significava uma vitória para o povo sérvio. O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair qualificou como "algo muito bom" a decisão de o governo iugoslavo permitir a extradição do ex-presidente. As informações são das agências internacionais.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página