Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2001 - 18h17

Julgamento de Milosevic pode demorar um ano para começar

Publicidade

da France Presse, em Haia (Holanda)

O julgamento do ex-presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, pode demorar um ano para começar. "Não estamos mais que no comecinho de um longo procedimento. O processo não começará antes do ano que vem", disse o porta-voz do TPI (Tribunal Penal Internacional), Christian Chartier.

Hoje, Milosevic compareceu pela primeira vez no tribunal. Ele é acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e de guerra.

A partir de hoje está aberta a etapa de preparação do processo, o que pode levar até quatro meses e meio para ser feito. Nessa etapa, a promotoria poderá comunicar à defesa os documentos que utilizará para provar suas acusações, assim como as declarações escritas das testemunhas que pretende citar. Depois disso, a defesa terá tempo para estudar os documentos.

Segundo o presidente do TPI, o juiz francês Claude Jorda, a fase preliminar poderia durar de oito a doze meses no caso de Slobodan Milosevic.

Durante esse período, podem surgir novos elementos de acusação, além das atas de acusação aos crimes cometidos na Bosnia-Herzegovina e na Croácia, que poderia chegar no começo de outubro, segundo a promotoria.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página