Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2001 - 01h46

Guerrilha albanesa recusa divisão da Macedônia

Publicidade

da France Presse, em Paris

O líder político da guerrilha albanesa, Alí Ahmeti, recusa uma divisão da Macedônia e prega uma "solução federal ao estilo europeu" para resolver o conflito que opõe eslavos e albaneses.

Numa entrevista, publicada hoje no jornal francês "Le Figaro", Ahmeti afirma que dividir a Macedônia nunca esteve entre as exigências políticas da guerrilha. "Pelo contrário, insistimos para que se respeite a integridade da Macedônia nas suas fronteiras. Nossas exigências são as de todos os povos da Europa. O modelo (federal) que defendemos é totalmente europeu. É o da Suíça ou o da Bélgica", explicou.

Em nome do Exército de Libertação Nacional, Ahmeti assinou com o governo macedônio um cessar-fogo que "faremos todo o possível para que seja respeitado para criar as condições para um autêntico diálogo político".

Ele lembrou que a guerrilha exige desde o início a organização de uma conferência internacional sobre a Macedônia, para que as duas partes exponham seus problemas e discutam as soluções possíveis.

"Ainda não estamos seguros de que a comunidade internacional vá aceitar tal conferência, com representação da guerrilha", lamentou.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página