Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2001 - 07h30

Rússia diz que acidente aéreo foi causado por erro humano

Publicidade

da Folha Online

Um erro do piloto provocou o acidente aéreo no qual morreram 145 pessoas na semana passada próximo de Irkutsk (Sibéria), segundo anunciou hoje o vice-primeiro-ministro russo, Ilia Klebanov.

Klebanov revelou os resultados de uma investigação do acidente, nas proximidades da cidade de Irkutsk, e disse que os pilotos do Tupolev-154 colocaram a aeronave inexplicavelmente em um ângulo errado ao se aproximar do aeroporto, o que teria precipitado a queda.

"O acidente aconteceu como resultado não intencional da posição anormal do mecanismo de direção, que colocou o avião em um ângulo extremo e provocou sua queda", disse Klebanov em um comunicado.

O funcionário explicou em uma coletiva de imprensa que os equipamentos do avião não registraram problemas no trajeto antes do acidente. As condições do tempo e o tráfego aéreo também eram normais.

O Tu-154 devia fazer uma parada para reabastecer em Irkutsk. O avião cobria a rota de Yekaterinburgo, nos Montes Urais, a Vladivostok, no extremo oriente.

O avião tentou pousar duas vezes e caiu quando tentava executar as manobras para uma terceira tentativa. As informações são das agências internacionais.

  • Leia mais sobre acidentes aéreos

  • Veja especial sobre o comandante Rolim


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página