Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2001 - 08h04

Morre importante membro do ETA na Espanha

Publicidade

da France Presse, em Bilbao (Espanha)

José Luis Arrieta Zubimendi, conhecido como "Azkoiti", dirigente fundador da organização separatista armada basca ETA (Pátria Basca e Liberdade), morreu na clandestinidade de uma doença cardíaca aos 56 anos.

A notícia foi publicada hoje pelo jornal separatista basco "Gara", sem especificar a data nem o local de sua morte.

Este membro da organização tinha sido preso na França em novembro de 1986 durante uma operação policial contra a cooperativa Sokoa, onde foi encontrada importante documentação sobre o ETA.

Em 1989, foi condenado a cinco anos de prisão na França por associação com malfeitores e porte ilegal de armas. As autoridades espanholas solicitaram sua extradição em vão em diversas oportunidades.

Arrieta Zubimendi fixou residência em Corbere-les-Cabanes, em 1992, próximo da fronteira espanhola. Depois, se mudou para Toulouse (sudoeste da França) e Paris. Entre 1992 e 1994, as autoridades espanholas e francesas tentaram fazer com que servisse como intermediário para obter uma trégua das operações armadas do ETA.

O abandono de seu apartamento parisiense em 1994 e sua volta à clandestinidade colocaram fim à "operação Azkoiti" lançada pelo Ministério do Interior espanhol para tentar estabelecer diálogo com o ETA.

Desde então, os serviços secretos espanhóis só conseguiram descobrir que ele tinha uma doença grave.

Leia mais no especial ETA

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página