Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2001 - 10h49

General croata se entrega ao Tribunal Internacional de Haia

Publicidade

da France Presse, em Haia (Holanda)

O general croata Rahim Ademi, 47, se entregou hoje ao Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, na Holanda, que o acusa de crimes contra a humanidade e crimes de guerra cometidos contra os sérvios no chamado enclave de Medak, em 1993, confirmou um porta-voz do tribunal.

"Confirmo que o general Ademi se entregou ao Tribunal", disse Jim Landale na entrevista à imprensa do TPI em Haia.

O militar chegara às 6h de Brasília ao aeroporto Amsterdã Schiphol, de onde foi levado ao centro de detenção do TPI em Scheveningen (arredores de Haia).

Ademi é o primeiro croata da Sérvia acusado pelo TPI por crimes cometidos durante a guerra que envolveu a Sérvia e a Croácia no período entre 1991 e 1995.

Amanhã à tarde será a primeira vez que Ademi comparecerá à corte.

Ademi foi indiciado por crimes contra a humanidade e violações das leis e costumes da guerra (crimes de guerra) por seu papel durante o ataque a Medak, na região de Gospic (Croácia), segundo a ata de acusação, divulgada publicamente hoje.

"Vou voluntariamente a Haia. Sinto-me completamente inocente. Não ordenei nenhum crime durante a guerra patriótica. Levei em conta os civis e prisioneiros de guerra. Vou para Haia com a consciência tranquila", havia dito o general antes de partir de Zagreb, em referência à guerra.

Leia mais no especial Iugoslávia


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade