Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2001 - 09h23

Terremoto de 5,7 graus atinge a Grécia

Publicidade

da Folha Online

Um terremoto de 5,7 graus na escala Richter atingiu hoje a Grécia nas primeiras horas. O abalo sacudiu uma região bastante ampla do país. Até o momento, não há informações sobre vítimas e destruições.

Segundo o Instituto Geodinâmico de Atenas, o tremor teve seu epicentro próximo à ilha de Skyros, no Mar Egeu, a cerca de 140 quilômetros ao noroeste de Atenas.

Ontem à noite, um outro terremoto, de 4,4 graus na escala Richter atingiu a ilha, mas também não foram dadas informações sobre vítimas. Skyros tem uma população aproximada de 7.000, considerando moradores e turistas.

O terremoto que atingiu o país hoje foi sentido em boa parte da Grécia. Em Atenas, muitas pessoas saíram de suas casas e foram para as ruas da cidade.

Até hoje, o mais forte terremoto que atingiu a Grécia, o qual teve uma intensidade de 5,9 graus na escala Richter, aconteceu no dia 7 de setembro de 1999 e matou 143 pessoas.

Em agosto do mesmo ano, um terremoto de 7,2 graus causou a morte de 15 mil pessoas em Izmit, na Turquia.

Ontem, um terremoto de intensidade mediana atingiu o norte do Chile, matando uma pessoa e ferindo outras seis, informaram as autoridades.

O tremor de terra, registrado à 1h03 (2h03 de Brasília), mediu entre cinco e seis graus na escala Mercalli nas cidades de Huara e Mamiña, enquanto nas cidades de Arica, Iquique, Pisagua e Putre mediu de quatro e cinco graus, disse a Oficina Nacional de Emergência (Onemi) em um comunicado.

As cidades atingidas ficam cerca de 1.800 quilômetros ao norte de Santiago.

O terremoto também causou danos em moradias no povoado andino de Jaiña, onde o abalo alcançou intensidade de seis a sete graus na escala Mercalli (que vai até 12), informou a Agência Nacional de Emergência.

A vítima é uma mulher de 70 anos, que morreu depois que uma das paredes da casa onde vivia caiu sobre ela.

Na escala aberta de Richter, o terremoto teve magnitude de 5,9, segundo a agência.

com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página