Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2000 - 11h26

Vaticano divulga a íntegra do terceiro segredo de Fátima

Publicidade

do Público
em Lisboa (Portugal)

A terceira parte do segredo de Fátima foi revelado na manhã desta segunda-feira (26) em entrevista coletiva à imprensa, no Vaticano, pelo cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

O conteúdo da carta teria sido revelado aos três pastorinhos por Nossa Senhora de Fátima em 13 de Maio de 1917, na Cova de Iria, e escrito pela irmã Lúcia, na Espanha, em 3 de Janeiro de 1944.

Leia a versão original do texto divulgado pelo jornal "Público", de Portugal:

"Escrevo em acto de obediência a Vós Deus meu, que mo mandais por meio de sua Ex.& Rv.& o Sr. Bispo de Leiria e da Vossa e minha Santíssima Mãe. Depois das duas partes que já expus, vimos ao lado de Nossa Senhora um pouco mais alto um Anjo com uma espada de fôgo em a mão esquerda; ao centilar, despedia chamas que parecia iam encendiar o mundo; mas apagavam-se com o contato do brilho que da mão direita expedia Nossa Senhora ao seu encontro: O anjo apontado com a mão direita para a terra, com voz forte disse: Penitência, Penitência, Penitência! E vimos n'uma luz emensa que é Deus: `algo semelhante a como se vêm as pessoas n'um espelho quando lhe passam por diante´ um Bispo vestido de ranco ´tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre´.

Vários outros Bispos, Sacerdotes, religiosos e religiosas subir uma escabrosa montanha, no cimo da qual estava uma grande Cruz de troncos toscos como se fôra de sobreiro com casca; o Santo Padre, antes de chegar aí, atravessou uma grande cidade meia em ruínas, e meio trémulo com andar vacilante, acabrunhado de dôr e pena, ia orando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho; chegado ao cimo do monte, prostrado de juelhos aos pés da grande Cruz foi morto por um grupo de soldados que lhe dispararam varios tiros e setas, e assim mesmo foram morrendo uns atrás outros os Bispos Sacerdotes, religiosos e religiosas e varias pessoas seculares, cavalheiros e senhoras de varias classes e posições.

Sob os dois braços da Cruz estavam dois Anjos cada um com um regador de cristal em a mão, n'eles recolhiam o sangue dos Martires e com êle regavam as almas que se aproximavam de Deus."

Leia mais:

  • Terceiro segredo de Fátima previa atentado ao papa

  • Cardeal alemão diz que terceiro segredo de Fátima não é um filme sobre o futuro


  • Divulgação do segredo de Fátima acaba com especulações


    Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página