Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2001 - 12h36

Rússia não descarta presença de torpedos intactos dentro do Kursk

Publicidade

da France Presse, em Moscou

A Frota russa do Norte não descartou hoje a presença de torpedos sem explodir no primeiro compartimento do submarino nuclear Kursk, que será içado à superfície do mar de Barents, segundo fontes militares citadas pela agência "Interfax".

"Não há torpedos sem explodir no local em que o primeiro compartimento será separado do resto do submarino. Mas não se pode descartar que haja torpedos sem explodir em outra parte do primeiro compartimento, que está cheio de restos metálicos", informou o serviço de imprensa da Frota do Norte, citado pela agência "Interfax".

O submarino nuclear "Kursk", um dos orgulhos da Marinha russa, naufragou no dia 12 de agosto de 2000, quando a Frota do Norte fazia manobras no mar de Barents. O "Kursk" afundou com 118 homens a bordo por motivos que ainda não foram esclarecidos.

As operações para içar o submarino começaram no último dia 15 e devem continuar pelo menos até meados de setembro. O primeiro compartimento será cortado do resto do submarino e não será içado antes do próximo ano.

Leia mais no especial Kursk

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade