Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2001 - 15h07

Bush recebe projeto de reforma do sistema eleitoral americano

Publicidade

da France Presse, em Washington

O presidente dos EUA, George W. Bush, recebeu hoje o relatório de uma comissão nacional que propõe uma ampla reforma do sistema eleitoral, destinada a evitar o caos que marcou a eleição presidencial de 2000.

"Evidentemente, a votação do ano passado, levando em conta o resultado extraordinariamente disputado, obriga os americanos a buscar seriamente os meios de garantir a transparência do processo", disse o porta-voz da Casa Branca Ari Fleischer.

A "Comissão de Reforma das Eleições Federais", presidida pelo ex-presidente republicano Gerald Ford e pelo democrata Jimmy Carter, recomendou hoje a Bush que aprove fundos federais para melhorar o sistema, principalmente para ajudar os Estados a adquirir melhores equipes, uniformizar a regulamentação em matéria de eleições e organizar a votação aos feriados, para proporcionar uma maior participação dos cidadãos.

Fleischer disse que o presidente planeja apoiar os quatro princípios apresentados pela comissão, mas que se reserva o direito de estudar mais atentamente algumas recomendações. Entre elas está a organização da votação em um feriado, em vez de um dia útil, e um pedido à imprensa para que esta não anuncie resultados parciais após o fechamento das urnas na costa leste, quando as urnas da costa oeste ainda estão abertas devido ao fuso horário.

Fleischer afirmou que Bush acha indispensável modernizar as equipes, proteger o direito de voto dos americanos que vivem no exterior e garantir o respeito às leis eleitorais.

As eleições presidenciais de novembro de 2000 deram origem a uma intensa batalha político-judicial. Em dezembro, a vitória no Estado da Flórida, disputado entre o democrata Al Gore e o republicano George W. Bush, foi finalmente atribuída a Bush, por uma diferença de 537 votos.

Leia mais no especial Governo Bush
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade