Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2000 - 15h01

Divulgação do segredo de Fátima acaba com especulações

Publicidade

da France Presse
na Cidade do Vaticano (Roma)

A divulgação completa, nesta segunda-feira (26), do "terceiro segredo de Fátima", revelado no início do século 20 a três crianças-pastoras em Portugal, encerra as especulações catastróficas que durante 70 anos circularam entre os católicos.

Ao divulgar o texto escrito em 1944, pela única sobrevivente dos três
pastores, madre Lúcia dos Santos, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, advertiu aos que "esperam revelações apocalípticas exultantes sobre o fim do mundo ou da história" que se decepcionariam.

Os dois primeiros segredos foram revelados em 1929, 12 anos depois das
revelações. O primeiro se referia ao inferno "onde os demônios se distinguiam por suas formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos", e foi interpretado como uma previsão da Segunda Guerra Mundial.

O segundo é tido como uma previsão da queda do comunismo na Rússia e da consagração do mundo à Virgem Maria.

Desde a divulgação dos dois primeiros segredos, centenas de supostos
"Segredos de Fátima", anunciando o fim do mundo e outras catástrofes, foram publicadas.

Mas nesta segunda o cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e encarregado diretamente pelo papa de divulgar o terceiro segredo, desmentiu categoricamente toda interpretação duvidosa sobre o tema.

A mensagem divulgada nesta segunda, e classificada de "profecia" pela
Congregação para a Doutrina da Fé, é considerada pela maior autoridade da Igreja como autêntica e diretamente emanada da Virgem.

Para João Paulo 2º, que fez da devoção à Virgem uma característica do seu pontificado, a imagem de um bispo vestido de branco a quem "um grupo de soldados dispara vários tiros de armas de fogo e flechas" se refere diretamente a ele mesmo.

O cardeal Ratzinger explicou que o fato do papa não ter morrido no atentado mostra que as aparições de Fátima não são "um filme sobre o futuro que a humanidade não pode mudar, mas uma demonstração de que as forças se mobilizam para uma boa mudança".

A "revelação" do derradeiro segredo de Fátima suscitou forte interesse, e tanto o site do Vaticano na Internet quanto as linhas telefônicas da Santa Sé foram congestionadas por católicos atrás de detalhes sobre o segredo.

Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página