Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2001 - 12h47

Saiba mais sobre o Taleban

Publicidade

da Folha Online

O Taleban, milícia extremista islâmica que controla 90% do Afeganistão, é produto de uma guerra civil iniciada após a retirada soviética da região, iniciada em 88.

Os soviéticos invadiram o Afeganistão em 1979 e instituíram um governo comunista fantoche contra o qual guerrilhas financiadas pelos EUA lutaram. Com a retirada soviética, facções rivais lutaram pelo domínio do território afegão. Em setembro de 96, o Taleban _vindo de campos de treinamento no Paquistão_ conquistou Cabul.

Com isso, o Afeganistão está em guerra há 22 anos, primeiro por resistir à invasão das tropas da então União Soviética (1979-1989) e, depois, numa luta violenta entre os próprios afegãos pelo poder. Mesmo sem seca e sem fome, mais de 25% das crianças morrem antes dos cinco anos e a expectativa média de vida é de 44 anos.

O Taleban diz que seu objetivo é estabelecer o "mais puro" Estado islâmico do mundo, banindo TV, música e cinema. O grupo adotou a lei islâmica, incluindo execuções públicas e amputações para criminosos, além de não reconhecer os direitos das mulheres típicos de sociedades ocidentais. Fora isso, o Taleban proíbe que as mulheres frequentem escolas e universidades ou trabalhem fora da área de saúde. Elas podem ainda educar as meninas e as adolescentes afegãs.

  • Com agências internacionais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página