Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2001 - 13h35

Albaneses e macedônios aprovam acordo de paz

Publicidade

da France Presse, em Ohid (Macedônia)

Os partidos políticos albaneses e macedônios aprovaram hoje o acordo de paz que deve pôr fim a seis meses de conflitos entre a guerrilha albanesa e as forças do governo, e que será firmado dia 13 de agosto.

"Todos os partidos assinaram hoje o texto final do acordo que será firmado oficialmente segunda-feira", afirmou Nikola Popovski, chefe do partido macedônio SDSM, que participa das negociações de paz que se realizaram em Ohrid (sudoeste).

O mediador da UE (União Européia) na Macedônia, François Leotard, confirmou hoje que o acordo de paz será assinado dia 13 de agosto, na capital Skopje.

"O processo político continuará até segunda-feira próxima, 13 de agosto, quando o texto de acordo político que preparamos será assinado solenemente pelos diversos partidos", afirmou Leotard, que patrocina as conversações de paz com o enviado dos Estados Unidos, James Pardew.

O anúncio ocorreu depois que um importante partido macedônio anunciou o retorno às negociações após uma retirada momentânea. O VMRO, partido do primeiro-ministro macedônio Ljubco Georgievski, disse que sairia das negociações depois do ataque da guerrilha albanesa que causou dez mortes entre as Forças macedônias.
Leia mais no especial Bálcãs
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade