Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2001 - 11h22

Explosão de minas mata oito soldados na Macedônia

Publicidade

da Folha Online

Pelo menos oito soldados da Macedônia morreram e oito ficaram feridos hoje por causa da explosão de um caminhão que passou em cima de duas minas antitanques em uma estrada próxima à cidade Ljubanci, a 15 km ao Norte da capital - Skopje.


Sete deles morreram na hora e outro quando era levado para o hospital, junto com oito feridos.

Em Sófia (Bulgária), o mediador americano James Pardew para as negociações de paz na Macedônia classificou o incidente como "extremamente prejudicial". "Os Estados Unidos classificam este ato de violência como prejudicial para o processo de paz", afirmou Pardew.

O caminhão alvo da explosão transportava militares que iam substituir seu colegas no posto de Tanusevci, na fronteira de Kosovo, um dos cenários mais importantes dos confrontos entre a guerrilha albanesa da Macedônia e as forças do governo de Skopje.

O incidente ocorreu no momento em que a cidade de Prilep, no Sul do país, enterrava dez dos soldados mortos na emboscada realizada anteontem pela guerrilha albanesa na estrada Skopje-Tetovo.

Ao longo do dia, foram registrados incidentes violentos tanto em Prilep quanto em Skopje. Enquanto a situação se agrava na região, principalmente em Tetovo, helicópteros e aviões de ataques Sukhoi sobrevoavam a área.

Os novos incidentes aconteceram no dia seguinte a confronto entre forças macedônias e o UDK (Exército de Libertação Nacional), que deixaram oito feridos civis, cinco macedônios e três albaneses.

Leia mais no especial Bálcãs

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade