Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2001 - 14h55

Reino Unido suspende governo da Irlanda do Norte para salvar acordo

Publicidade

da Folha Online

O Reino Unido suspendeu os poderes do governo católico-protestante da Irlanda do Norte visando conceder mais seis semanas para que os partidos políticos consigam chegar a um acordo sobre o desarmamento do IRA (Exército Republicano Irlandês).

A suspensação da autoridade do governo sobre a administração e legislação dos partidos entra em vigor a partir da 0h de sábado (20h de hoje, hora de Brasília), e valerá, segundo o ministro britânico para a Irlanda do Norte, John Reid, por "um período de tempo muito curto".

A decisão se fez necessária depois da renúncia, dia 1° de julho, do líder protestante David Trimble do cargo de primeiro-ministro da província, para protestar contra a ausência de sinais de desarmamento por parte do IRA (Exército Republicano Irlandês).

Mas Reid afirmou que os partidos irlandeses fizeram "progressos significativos" no curso das últimas semanas de discussões.

A Assembléia e o governo semi-autônomos da Irlanda do Norte foram conquistados por meio do acordo histórico de 1998 que permitiu a partilha do poder entre protestantes unionistas e católicos republicanos.

Leia mais no especial Reino Unido
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade