Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2001 - 22h13

Londres restabelece administração direta na Irlanda do Norte

Publicidade

da France Presse, em Belfast

Londres restabeleceu no primeiro minuto deste sábado (20h de hoje em Brasília) sua administração direta na Irlanda do Norte depois da suspensão do governo semi-autônomo da província.

A Assembléia e o governo foram suspensos por um "período muito curto" para dar aos dirigentes protestantes e católicos seis semanas a mais para chegar a um acordo que permita salvar o processo de paz.

A decisão anunciada hoje pelo ministro britânico para a Irlanda do Norte, John Reid, é uma medida técnica que permite ganhar tempo para que dirigentes políticos tentem sair do impasse causado pelo IRA (Exército Republicano Irlandês), que ainda não se desarmou.

Ao anunciar esta medida, Reid expressou a esperança de poder "anular a suspensão e restabelecer a situação até o fim de semana".

A suspensão das instituições provocou o ódio do Sinn Fein, braço político do IRA, que acusa Reid de ter chegado a "um acordo" com os unionistas.

A Assembléia e o Governo semi-autônomos do Ulster são a vitória mais significativa do acordo histórico de 1998, pois permitiram uma divisão do poder entre protestantes unionistas e católicos republicanos.

Leia mais no especial Reino Unido
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade